A proposta faz parte de um Plano Diretor que inclui 32 protótipos experimentais de habitações rurais projetadas por diferentes escritórios de arquitetura, convidados a refletir sobre o desenvolvimento para a produção de moradias em áreas rurais do país e um centro de boas-vindas projetado pela MOS Architects.
O projeto Dellekamp Arquitectos localizado em Apan, Hidalgo, México e com uma área total de 1.465 metros quadrados distribuídos em dois níveis, visa melhorar a dualidade entre o centro de boas-vindas e a área central de protótipos - que está contido entre os dois volumes lineares, de tal forma que o edifício proposto acaba por fortalecer o conjunto urbano.
A intenção do projeto é gerar um edifício contentor com as qualidades espaciais ideais para qualquer tipo de atividade requerida por meio de um sistema construtivo modular e repetitivo que permita ter um espaço interno de planta livre.
O edifício é definido por volumes de altura dupla que permitem o acesso aos telhados e servem como extensões de laboratórios a céu aberto, onde diferentes formas de captação pluvial, geração de energia alternativa e testes de materiais são experimentados e estudados. Em termos de materialidade, mantém um diálogo entre o centro de visitantes e o projeto, o que permite enquadrar o espaço do Laboratório de Pesquisa e Experimentação Experimental de Habitações Infonavit, que abriga os 32 protótipos de habitações rurais.
Arquitetos: Dellekamp Arquitectos | Derek Dellekamp & Jachen Schleich
Equipe: Samuele Xompero, Sana Frini, Santiago Sitten, Fernando Torres, Mariana Víquez.
Renderizações: Samuele Xompero, Shea Gouthro.
Site: www.dellekamparq.com